sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Centro da Comemoração (Patchwork - Dirce Boff)




Encontrei no jornal Zero Hora uma dica muito bacana sobre patchwork elaborado pela artista e professora Dirce Boff.


Clique AQUI e veja o passo a passo. No final tem um link para baixar a apostila em PDF.




FAÇA VOCÊ MESMO
Centro da comemoração
Com aplicações temáticas, sobretoalha retocada por técnicas de quilt brinda a chegada de 2009Disposta sobre uma base neutra, a peça criada pela artista plástica Dirce Boff anuncia o motivo da reunião em torno da mesa complementada por taças, uvas e lentilhas. Ao centro da mesa, a sobretoalha que reúne diferentes técnicas de arte em pano, como contorno caseado das figuras, quilt e aplicações com papel-colante, dispensa maiores elementos decorativos uma vez que sua estampa trabalhada chama a atenção pelo acabamento cuidadoso da professora.

Além do jogo de tecidos com estampas delicadas, muitas delas no mesmo tom da base, etapas como utilizar a organza-cristal sobre detalhes para imprimir uma sensação de transparência sobre o algodão são dicas que revelam o esmero em receber.

Assim como a crença de Dirce, as cores eleitas para este passo-a-passo seguem a tradição da umbanda. Segundo esta religião, o ano de 2009 será regido por Ogum, vermelho e verde, e Iansã, vermelho e branco. Já os universais prata e dourado respondem a todos os credos.